-
Arquitetos: Topos Atelier de Arquitectura
- Área: 630 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: ACO Drainage, AutoDesk, DYRUP, Delta Light, Disano, Dörken, Ecosteel, Efapel, Hikvision, Imperalum, Isover, JNF, Knauf, M Design, Mamol Compac, Margres, Neoturf, OTIIMA, OTIIMA, REVIGLASS, +11
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na cidade do Porto numa rua perpendicular à avenida da Boavista, esta casa está implantada no alinhamento da rua e apresenta muros, portões e fachada cega de modo a preservar a privacidade dos seus utilizadores.
Os espaços sociais organizam-se no rés-do-chão. Desde a entrada, uma grande perspectiva atravessa toda a casa em direcção ao jardim, distribuindo o salão de jogos, a sala de jantar e a sala de estar, esta última com pé direito duplo. Uma passagem dissimulada nos apainelados da escadaria dá acesso à cozinha e aos espaços de serviço do piso inferior - garagem, lavandaria, ginásio e arrumos.
Ao nível do rés-do-chão, todos os envidraçados se abrem para o jardim. Na sala de estar, um grande vão vertical emoldura uma canforeira e um cedro centenário. À verticalidade deste envidraçado, sobre toda altura do pé direito, responde o volume da chaminé de betão branco com os seus motivos em baixo relevo. As outras aberturas orientam o olhar sobre o relvado do jardim e sobre a piscina, colocada na continuidade do espaço coberto exterior criado para o usufruto estival.
Paralelamente à fachada, uma escada contínua com luz zenital dá acesso aos dois pisos superiores. No primeiro piso, uma circulação em balanço sobre a entrada, distribui um quarto de hóspedes com banho privativo, dois quartos, também com banho privativo, em duplex e uma biblioteca/escritório em mezanino sobre a sala de estar e aberta sobre um grande terraço.
No segundo piso, a escada distribui o quarto do casal, com dressing e casa de banho privativa. A este nível todos espaços abrem sobre largos terraços privativos e vegetalizados.
No centro da casa é reservado um espaço para possível instalação de um elevador.
Todo o projecto apostou no rigor de uma execução sem falhas, com vista a obter a qualidade expressiva de um betão que desperta o sentido do tacto e que, na leitura da assemblagem das cofragens, mantém a memória de uma execução manual empenhada.